quarta-feira, 19 de novembro de 2008

ser poeta, sobre o poeta e o poetar

e o problema do poeta é não saber
se é de fato um poeta
se é anônimo, seu anonimato o desqualifica
se é aclamado, o povo é o pior juiz
se é imortal, bom, ai já morreu mesmo

ainda tem o problema paradoxal
entre dom divino e liberdade de escolha
eu posso escolher ser poeta?
ou o poeta é escolhido?
a poesia pode ser praticada?
é possível evoluir, poeticamente?
não sei...

pra mim o poeta é aquele que faz
mas desconfia da própria feitura
por precaução,
digo-me um incendiário, baderneiro qualquer
e não poeta.

3 comentários:

procurando.memos disse...

gostei! agora vi o recado. pensei que fosse outro.então: "paz, poesia e vinho" e outras coisitchas mais para todos!

Caetano disse...

é o descompromisso que me agrada nesse "ser poeta". Um baderneiro? Sim. Gostei! A prática está no cotidiano, nos bares, na solidão...

gostei desse seu espaço. voltarei sempre!

forte abraço e parabéns pelas palavras

Paixão, M. disse...

o problema do poeta são muitos, daniel. ainda bem, rs... criação acho que sempre se acende de um problema.

quando o problema é jornal entulhando a gente corta as palavras, põe num saco e cola na ordem que sair.

e deixa estar:
também sou baderneira.